Você está aqui: Início » Usando o Portal

Usando o Portal | Portal da Transparência do Governo Federal

O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

A União transfere recursos para os 5570 municípios brasileiros, investe diretamente para a execução de políticas públicas e usa diferentes instrumentos e processos para levar serviços públicos a todos os brasileiros. Num sistema tão grande e complexo, é difícil controlar tudo que está sendo feito e como está sendo executado. Por isso, a CGU criou, em 2004, o Portal da Transparência.

O Portal da Transparência é uma ferramenta desenvolvida para permitir que a sociedade acompanhe o uso dos recursos públicos e tenha uma participação ativa na discussão das políticas públicas e no uso do dinheiro público. Chamamos isso de controle social. O Portal traz ferramentas e informações para facilitar essa atividade. São dados sobre despesas e receitas públicas, licitações e contratações, servidores públicos, fornecedores e muito mais. 


O CONTROLE SOCIAL

É possível acompanhar uma série de situações pelo Portal. Quer ver alguns exemplos?

Viu só? São muitas as possibilidades com o Portal da Transparência.


FORMAS DE NAVEGAR

O Portal da Transparência foi desenhado de maneira em que há muitos caminhos para se chegar nas informações. Por exemplo: você pode explorar o painel do Bolsa Família e depois ver quanto foi repassado para sua cidade; ou você pode navegar pelo painel da sua cidade e depois ver quanto de Bolsa Família foi repassado para lá. Aqui vão algumas dicas para sua navegação:

Vale ressaltar que você também encontra diversos links úteis no Portal, pela Rede de Transparência. Os links serão apresentados quando você utilizar a ferramenta de busca ou acessando a seção Rede de Transparência. Faça um teste na busca: encontre o portal de transparência do seu estado digitando "porta da transparência [NOME DO SEU ESTADO]" 


OUTRAS FERRAMENTAS

O Portal traz muitas outras ferramentas para você ter uma participação ativa no controle do gasto público. Quer exemplos?


MAIS INFORMAÇÕES E DENÚNCIAS

Pode ser que sua navegação pelo Portal da Transparência instigue você a ir atrás de um contrato ou um projeto, por exemplo. Nesse caso, é importante lembrar que a Lei de Acesso a Informação garante aos brasileiros o direito de solicitar documentos, dados e informações. O jeito mais fácil de fazer isso é acessando a plataforma Fala.BR, que permite a requisição online, de forma fácil e sem custos.

Você também deve utilizar o Fala.BR para registrar uma denúncia, caso a sua ação de controle social tenha encontrado algum ato ilícito cometido contra a Administração Pública.