Você está aqui: Início » O que você encontra no Portal

O que você encontra no Portal | Portal da Transparência do Governo Federal

O QUE VOCÊ ENCONTRA NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

As informações existentes no Portal referem-se ao Poder Executivo e à esfera federal. A ferramenta publica, ainda, dados sobre assuntos transversais ou que estejam relacionados à função da maioria desses órgãos.

O Portal dá detalhamento e transparência às informações, seja para a compreensão do cidadão, seja por determinação legal. Dentro desse universo, são disponibilizados dados sobre:

E você ainda encontra relatórios de auditória, links úteis, recursos educativos e muitas ferramentas interativas para facilitar a navegação e a exploração dos dados.


O QUE VOCÊ NÃO ENCONTRA NO PORTAL

Não são detalhadas no Portal da Transparência informações para as quais tenham sido definidas, pelo órgão ou entidade responsável, regras de restrição de acesso. Essas indicações são solicitadas à Controladoria-Geral da União (CGU) mediante justificativa legal sobre o sigilo ou classificação, conforme hipóteses previstas nos artigos 22, 23 e 24 da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

Tal proteção é necessária em algumas situações como, por exemplo, servidores em viagem a serviço para uma operação sigilosa de combate à corrupção ou no caso de compras governamentais relacionadas à defesa e à soberania nacional, ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de interesse estratégico nacional, entre outras.

Em atendimento ao disposto no artigo 14, §5º, do Decreto nº 11.529/2023, a CGU disponibiliza em transparência a relação completa de informações restritas no Portal, por consulta e órgão/entidade responsável pela solicitação, contendo as características gerais da restrição e os respectivos fundamentos legais.

Portal da Transparência - Informações de Acesso Restrito (Última atualização - Julho de 2023)


* Caso não encontre alguma informação do Governo Federal no Portal, a informação procurada pode ser buscada na Rede de Transparência. Se ainda não for encontrada, a informação pode ser solicitada ao órgão responsável via pedido de acesso à informação, nos termos da Lei de Acesso à Informação, no Fala.BR.