Você está aqui: Início » Execução da despesa pública

Execução da despesa pública

O QUE É A DESPESA PÚBLICA?

Despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado por meio de impostos ou outras fontes para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos.

Para acompanhar a execução da despesa pública no Portal, acesse Despesas.

 

O QUE SIGNIFICA EXECUTAR A DESPESA PÚBLICA?

Significa realizar as despesas previstas no orçamento público, seguindo os três estágios presentes na Lei nº 4320/64: empenho, liquidação e pagamento.

O empenho é a etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído. Isso ajuda o governo a organizar os gastos pelas diferentes áreas do governo, evitando que se gaste mais do que foi planejado.

Já a liquidação é quando se verifica que o governo recebeu aquilo que comprou. Ou seja, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como acordado.

Por fim, se estiver tudo certo com as fases anteriores, o governo pode fazer o pagamento, repassando o valor ao vendedor ou prestador de serviço contratado.

 

DICA: O Portal da Transparência traz informações sobre a execução da despesa e da receita no Governo Federal, mas os estados e munícipios também são obrigados a publicarem suas receitas e suas despesas, por força da Lei Complementar 131!

 

 

Infográfico explicativo sobre os três estágios da despesa pública. (Ascom/CGU)
Fases da Despesa Pública explicadas pelo vídeo do Orçamento Fácil

Outras Informações

Para mais informações e detalhes sobre o tema, consulte os links abaixo: